Aonde e como investir R$ 1 milhão?

Esse texto se trata de apenas uma análise fria e opinião pessoal. Não é uma recomendação financeira para ninguém e cada um é responsável pelas suas ações e aplicações. O objetivo desse artigo é simplesmente didático.
Minha opinião pessoal é dividir esse patrimônio de um milhão de forma a deixar 70% desse dinheiro em renda fixa e 30% em renda variável.

Os 70% eu dividiria entre as melhores opções disponíveis com vencimentos variados. O objetivo é fazer uma “escadinha”, dividindo esse 700 mil em investimentos de boa rentabilidade, baixa liquidez, e com vencimentos para cada 6 meses. Uma outra parte desses 700 mil eu deixaria em algum CDB de liquidez diária, para as despesas mais frequentes.
Para saber qual valor deixar nesse CDB de liquidez diária, será necessário ver quais são os gastos mensais fixos de cada um. O ideal é deixar nessa reserva o suficiente para se viver de 6 a 12 meses sem precisar trabalhar ou depende de alguma renda similar.
Com relação a renda variável, os 300 mil, eu compraria aproximadamente 200 mil de ações e 100 mil eu dividiria em aplicações em Ouro, Dólar e Bitcoin.
Os 200 mil eu colocaria a maior parte em empresas líderes de mercado em segmentos importantes como em áreas de saúde, energia, seguros e alimentação. Setores que sempre terão consumo, mesmo em crises econômicas.

A menor parte desse dinheiro eu compraria as famosas “small caps", empresas pequenas com chances grandes de crescimento. Vale a pena também ter alguns fundos imobiliários para colher frutos mensais do mercado imobiliário.
Dividindo dessa forma, teria uma grande segurança com muita diversificação. Essa carteira de investimentos terá bases fortes para resistir a possíveis problemas econômicos.
Ressalto que essa é minha opinião pessoal, não uma recomendação a ser seguida. Mesmo por que cada um tem uma vida diferente e o que é interessante para mim certamente poderá não ser interessante para outrem.

Essa publicação é puramente didática, tendo o objetivo de mostrar que diversificar significa tem maior segurança.

Saiba mais: O que é ativo? taxa Selic? Especulação?

Comentários