Por que algumas pessoas têm raiva de pessoas ricas ou bem sucedidas?

Existem várias razões para alguém ter raiva de outra, mas com relação a raiva de pessoas ricas, existe uma cultura errada que muitos de nós ouvimos desde crianças e que de tanto ouvir achamos que é verdade.

Sempre ouvimos coisas negativas com relação a pessoas ricas. É muito falado que “ricos são gananciosos, ricos são mesquinhos, ricos são corruptos", mas essas crenças não tem fundamentos práticos.

Existem ricos desonestos? Claro que existem, assim como existem pobres desonestos, homens desonestos, mulheres desonestas, etc. Pessoas ruins existem em todos os gêneros, classes e locais geográficos. Mas o dinheiro não é o que torna alguém ruim.

Há outro conceito errado muito difundido, que é a ideia de que as pessoas mudam quando ficam ricas. Na verdade o dinheiro não muda ninguém, ele é um pedaço de papel, inerte fisicamente e é uma ferramenta. Uma faca, uma arma de fogo, um carro pode ser usado para matar, mas também pode ser usado para salvar vidas.

O que o dinheiro faz é amplificar as características de uma pessoa. Se alguém é ruim, com dinheiro no bolso, terá muitos recursos extras para praticar o mal. Assim como uma pessoa boa, rica, poderá ajudar muito mais pessoas do que ajudava quando não era rica. São inúmeros os casos de ricos que criam e criaram instituições de caridade por todo o mundo. Uma rápida pesquisa no Google mostra isso.

Outra crença falsa que algumas pessoas que tem raiva de ricos nutrem é a crença de que os ricos só o são por que tiram o dinheiro dos pobres.

Por leis da economia de mercado, o mesmo dinheiro, ao circular de uma pessoa para outra, ele gera valor para todos. O dinheiro é criado, aumenta com o tempo. Uma pessoa rica tem posses, empresas, gera empregos para todos os envolvidos, sustenta diversas famílias de trabalhadores pelo mundo a fora.

Para finalizar, cito aqui um trecho de um empreendedor famoso, T. Harv Eker:

“Lembre-se de que as minhas opiniões não fazem nenhuma diferença para a felicidade nem para a riqueza dessa pessoa (pessoa rica alvo de raiva alheia), no entanto fazem toda a diferença para a minha felicidade e a minha riqueza. Não se esqueça também de que opiniões e pensamentos não são bons e nem maus, nem certos nem errados quando entram na nossa mente, mas podem, seguramente, ajudar ou atrapalhar a nossa felicidade e o nosso sucesso quando invadem nossa vida."

Ou seja, a única pessoa prejudicada nessa história é a própria pessoa que sustenta esses pensamentos de raiva infundada de pessoas ricas.

Recomendo muito, para aprofundamento nesse assunto, o livro “Os segredos da mente milionária”, de T. Harv Eker e o “O segredo", de Rhonda Byrne e Fabiano Morais:




Comprando algum livro por esses links acima você estará ajudando o desenvolvimento do nosso site e fomentando maiores informações e conteúdo gratuito aqui. Obrigado!

Saiba mais: Cursos gratuitos sobre investimentos e finanças

Comentários