É melhor investir mês a mês ou juntar dinheiro e investir de uma vez?

Isso vai depender do tipo de investimento que você pretende fazer.
Aonde você pretende investir? Em renda fixa ou em renda variável?


  • Renda Fixa: Poupança, CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, Tesouro Direto, etc.
  • Renda variável: Fundos imobiliários, Ações, Derivativos, Opções, etc.


Você deve se atentar para o fato de que alguns investimentos possuem custos para que possam ser realizados. Por exemplo, para comprar ações, a grande maioria das corretoras cobra uma taxa chamada de “taxa de corretagem". Essa taxa varia enter 6 e 20 reais em média, e é cobrada por operação.

Nesse caso, se você pretende comprar poucas ações mensalmente, você pagaria essa taxa todo mês. Existem outros custos mensais, como o TED que você precisaria pagar para transferir o dinheiro da sua conta corrente para a sua conta da corretora.

Muitos desses custos podem ser evitados, mas não vou me enveredar por esse caminho por que perderíamos o foco da questão principal.

Retomando, no caso de investimento mensal em ações, seria mais interessante, para evitar gastos extras, juntar uma quantidade boa de dinheiro e aplicar de uma vez só.

Caso você tenha como objetivo uma aplicação em renda fixa, onde dificilmente você terá alguma taxa para pagar pela operação, caso utilize uma boa corretora de valores, compensa você aplicar mensalmente quantias pequenas.

Antes de tudo, tudo mesmo, antes de começar a investir, você deve definir qual será o objetivo da sua aplicação.

Investir é como comprar um carro. Primeiro você precisa decidir pra que quer um carro. Quer potencia para viajar, pegar estradas? Quer economia para andar na cidade? Você tem família ou é só? Quer fazer aventuras off road?

Depois de definir a resposta de todas essas perguntas, você vai saber qual nicho de estilo de carro procurar.
Nos investimentos é a mesma coisa.

Assim como existem inúmeros tipos e modelos de carros, de vários valores, existe um leque muito grande de opções de investimentos, cada qual com suas características específicas.

Você pretende deixar esse dinheiro aplicado, sem mexer, por algum tempo? Quanto tempo? Qual é sua tolerância a riscos? Quer mais ou menos possibilidades de rentabilidade? Precisa de liquidez?

Investir é simples, porém deve-se saber os objetivos finais, embora eles possam muda com o passar do tempo.

Conceitos: O que é e para que serve o PIB? Leia mais.

Comentários