Conceitos: O que é e pra que serve o PIB?

Para falar de outros conceitos econômicos importantes para o entendimento do cenário financeiro, vem aqui mais esse texto de intenções didáticas. E dessa vez, vamos falar sobre o PIB.

O é o PIB?

PIB significa Produto Interno Bruto. Resumidamente, o PIB representa a produção de todas as unidades produtoras da economia em um dado período de tempo (geralmente 1 ano), estimada a preço de mercado. Trata da produção e a renda gerada em um país ou região. Ele engloba áreas como a indústria, serviços, e agropecuária.


São considerados para o cálculo do PIB, os bens e produtos finais, os investimentos em aumento de capacidade de produção, os gastos do governo e serviços.



Não são declarados para o cálculo do PIB, as movimentações econômicas não declaradas, a produção de bens e serviços sem valor de mercado, a esgotamento de recursos naturais não renováveis e transações de compra e venda de bens produzidos em períodos anteriores.

O PIB pode ser calculado por três óticas: a Ótica do Produto, a Ótica da Renda e a Ótica da Despesa. A diferença entre elas é somente a nomenclatura e o ângulo de visão, pois é sabido que, de acordo com o equilíbrio econômico, a tendência é que pelas três óticas, o resultado seja igual, ou bem aproximado. 

Isso por que se trata de um círculo. As famílias cedem mão de obra e recebem por isso, por sua vez elas gastam seus salários em produtos ou serviços das empresas, que pagam os salários dos seus empregados e também investem em melhorias; assim, o ciclo se repete a mesma quantidade de dinheiro circula.

Pode-se, também, calcular o PIB em duas vertentes. O PIB nominal e o PIB real. O Nominal é calculado usando valores atuais e correntes, e por isso costuma sofrer uma variação. Já o Real, é calculado baseado em preços constantes durante o período estipulado.

O cálculo é feito pelo IBGE, com base em dados dos anos anteriores e sofrendo alterações correspondentes ao ano que está sendo calculado.

Mas, pra que serve o PIB?

Ele é importante por que, através do seu conhecimento, temos um dado vital para diagnosticarmos o ritmo de crescimento, ou não, de um país.

Ele pode mostrar que determinada região está perdendo ou ganhando em patrimônios, riquezas e capacidade de produção.

Baseado nesses dados, o governo pode estipular de maneira melhor onde situará seus investimentos também (apesar de esse quesito não andar muito atuante).

É válido citar que o PIB não deve ser tomado como regra de crescimento e qualidade de vida em termos de comparação. 

Isso por que o PIB não leva em consideração muitos fatores que influenciam pesadamente na qualidade de vida, como a distribuição de renda e atividades econômicas informais (como trabalho sem carteira assinada).

Nas fontes abaixo, vocês podem encontrar informações bem interessantes sobre o PIB, assim como infográficos que facilitam muito o entendimento desse agregado econômico básico.

Fontes:
Balança Comercial

Comentários