Qual é a média de rentabilidade de investimentos?

Essa pergunta é extremamente ampla pois tudo depende do tipo de investimento que está sendo referido na questão. Em muitos investimentos, aliás, temos características de rentabilidades variadas, como nas opções dentro do campo da renda variável.
Mas, sobre esse assunto, vale a pena citar os estudos de Jeremy Siegel. Siegel é um escritor e professor de finanças da universidade de Pensilvânia, na Filadélfia. Ele escreveu um livro chamado: "Stocks for the long run" (no Brasil: "Investindo em ações no longo prazo").
Neste livro, Siegel fez um estudo comparativo de aplicações financeiras de mais de 200 anos para demonstrar que a bolsa de valores é o mais seguro e rentável investimento de todos os tempos.
Jeremy comparou ações com ativos de renda fixa, ouro, dólar, entre outros.
Segue um famoso gráfico exposto em seu livro:
Siegel mostra o quanto um dólar aplicado em 1802 valeriam em 2012, se tivessem sido investidos em bonds (renda fixa), bills (tesouro direto dos EUA), dólar, ouro e ações.
O gráfico já considera as desvalorizações provenientes da inflação e considera que todos os dividendos, juros sobre capital próprio e bonificações do período foram reinvestidos.
Dessa forma, US$ 1 dólar, investidos em ações, teriam virado US$ 704.997. Uma rentabilidade bem grande, não é?
Pode-se comparar, pelo gráfico, o quanto o mesmo dólar valeria quando aplicado nas outras opções.
Ok, quer dizer que você pode começar investindo pesado em ações hoje que é garantido ter essa rentabilidade daqui a alguns anos?
Com certeza não. Pode conseguir? Claro que pode! Mas não é assim tão simples. Para se aprofundar melhor, o ideal é ler ou livro ou estudar mais sobre o mercado.
Como regra geral, você deve conhecer no que está investindo. A bolsa de valores pode te dar boas rentabilidades a longo prazo, mas não deve ser encarada como um cassino e sim como algo a ser estudado.
A abordagem de Siegel é considerando um comportamento de holder, um investidor que compra empresas e mantem suas ações e não um trader, que tenta ganhar vendendo e comprando diversas empresas com objetivo de vender na alta e comprar na baixa.
Escrevi um pequeno texto sobre o quanto se precisa para se começar a investir na bolsa de valores neste artigo aqui.

Comentários