Mais dinheiro nas mãos dos pobres é mais saudável para a economia?

Mais dinheiro na mão de consumidores, sejam ricos ou pobres, é igualmente benéfico para a saúde da economia.
O dinheiro circulando no mercado faz com que a economia se desenvolva como um todo. As engrenagens funcionam mais lubrificadas e harmoniosas.
Tanto uma pessoa pobre quanto uma pessoa rica vão consumir bens e serviços, ambos tem capacidade e possibilidade de investir esse dinheiro, ambos tem possibilidade e capacidade de abrir novos negócios com esse dinheiro.

Esse papo de que para ser investidor tem que ser rico ou ter dinheiro sobrando já caiu por terra. Ainda vejo essa idéia sendo divulgada, inclusive por pessoas famosas, como se fosse verdade e muitos acreditam por ignorância e inocência.
Recentemente, vi em uma rede social uma pessoa famosa dizendo que a bolsa de valores subir não serve de nada para os pobres por que só os ricos investem em ações.
Não sei as razões pelas quais essa pessoa divulgou esse disparate, mas hoje em dia, com 10 reais ou menos já é possível comprar ações de algumas empresas da nossa bolsa de valores. Todos tem acesso.
Outra coisa que se vale a pena citar é que investir não é deixar o dinheiro congelado. Investir é extremamente benéfico para a economia.

Ao investir você está emprestando seu dinheiro para uma empresa, ou para o governo, para que essa instituição o utilize para crescer, gerando mais empregos, mais renda, fazendo a roda da economia girar, aumentando nosso PIB e qualidade de vida em geral.
Agora, temos que ter atenção sobre como esse dinheiro vai chegar nas mãos das pessoas, sejam pobres ou ricas. Deve haver uma troca. Uma venda de um produto ou de um serviço. Um aumento na produção.

Não é recomendável, por exemplo, imprimir dinheiro e botar nos bolsos das pessoas. Se isso ocorrer, será muito nocivo para a economia, por que dessa forma estaremos mutilando o poder de compra de todos, elevando a inflação em geral.
Temos exemplos históricos de sociedades poderosas que decaíram, faliram, desapareceram devido a adoção dessa maneira de “fazer” dinheiro. Então vamos crescer, produzir e investir.

Recomendo muito a leitura do livro "Crash", do Alexandre Versignassi, que, apesar de ter formação em jornalismo, faz uma explicação excelente de como nossa economia funciona, suas origens e características atuais.

Não imagine que essa leitura seja chata e cheia de termos técnicos. O Alexandre consegue tornar o assunto muito simples com explicações claras, didáticas e com exemplos práticos. A leitura é bem leve e fluída. Tenho certeza que vai enriquecer seu conhecimento bastante.

Comprando algum livro por esse link abaixo você estará ajudando o desenvolvimento do nosso site e fomentando maiores informações e conteúdo gratuito aqui. Obrigado!




Saiba mais sobre Riscos, Rentabilidade e Liquidez aqui.

Comentários